O cenário inicial
A Convergint Latam não tinha uma matriz de canais estruturada. As áreas corporativas — Qualidade, Compliance, RH etc. — comunicavam diretamente as pessoas colaboradoras com critérios próprios de definição de pauta e sem um alinhamento de mensagens, tom de voz e identidade visual.
E os primeiros passos da Talent?
Mergulhamos nos materiais institucionais e de estratégia; mapeamos o cenário e conhecemos melhor o público, seus hábitos e preferências; e as necessidades de segmentação. Também estruturamos a Narrativa Estratégica Convergint Latam, um deck de mensagens para todos os stakeholders.
Dessa forma, dois times trabalharam paralelamente:
>> O primeiro, com a pesquisa e diagnóstico de Comunicação Interna, considerando públicos do Brasil e países da América hispânica.
>> O segundo estruturando a Narrativa Estratégica da Convergint Latam a partir de entrevistas com lideranças N1 e N2.
Com a pesquisa, validamos algumas premissas da Comunicação Interna — como clareza, coerência e relevância — e descobrimos algumas preferências do público, como o nível de informalidade esperado, formatos e fluxos ideais. Já a partir da estruturação da Narrativa, organizamos as mensagens-base que deveriam estar em todo o ciclo da comunicação, desde a comunicação do C-Level até os canais de CI.
Dessa forma, levamos a estratégia e a cultura desejada…
… para a plataforma de Comunicação Interna
Além de conectar as mensagens prioritárias em toda a matriz de canais, buscamos ganhos de eficiência e maior fluidez na jornada da pessoa colaboradora, aproveitando as ferramentas já disponíveis, como o Teams e o Sharepoint.
…para o projeto editorial dos canais
…para o Calendário de CI
e para a agenda da Comunicação Executiva
O grande lançamento!
A estreia dos canais internos aconteceu após um road show com as áreas clientes para apresentar a nova Matriz de Comunicação Interna, já endossada pelo C-Level no primeiro Town Hall Latam transmitido para toda a companhia. Os canais estão sendo lançados em ondas, começando pelo Brasil e levando em conta a estrutura de comunicação e particularidade de cada país.
Quais têm sido os principais ganhos?
Os colaboradores agora possuem canais regulares de comunicação, com mensagens alinhadas e relevantes, com formatos e frequência de disparo alinhados ao dia a dia da empresa, e cujas identidades visuais são coerentes e engajadoras.
Estamos animados para seguir evoluindo esse projeto, que tem muito potencial para impactar positivamente toda a comunidade interna da Convergint na América Latina. Vamos juntos!
ONDE ESTAMOS
Trabalhamos de todo lugar, mas se quiser passar para um café, nosso escritório fica na:
Al. Rio Claro, 241 - São Paulo/SP
CEP 01332 010
2024 - TalentComms - Todos os direitos reservados -
Segurança e Privacidade