O Agile finalmente parece ter chegado com força ao RH. Conceitos que no passado ficavam restritos ao “time de inovação” passaram a fazer parte do dia a dia da liderança de atração , de recrutamento, de gestão de talentos e de outras áreas de RH.
Mas qual é o impacto disso na gestão de marcas empregadoras ? De cara podemos dizer que o impacto tem tudo para ser altamente positivo.
Até muito pouco tempo atrás, era comum a crença de que um bom RH buscava inovação em consultorias, cases e nas melhores práticas de serviços de RH testados e comprovados por outras empresas. Com exceção às pesquisas de engajamento ou de satisfação, em geral pouco se levava em conta a opinião das pessoas realmente impactadas sobre esses serviços: colaboradoras e colaboradores. Uma das máximas do Agile veio para destruir essa crença: ninguém sabe mais sobre como deve ser um produto, um serviço ou uma experiência, do que a própria pessoa que o utiliza.
Em Agile, o estudo de personas é uma das formas utilizadas para colher e apresentar evidências científicas do que as pessoas querem, o que pensam e como se sentem. Persona é uma caracterização fictícia que em geral representa a maior parte das pessoas pesquisadas. O estudo é baseado em dados reais psicográficos, características demográficas, histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações de quem realmente utiliza o produto ou serviço.
Porém, para empresas que têm uma estratégia clara de Diversidade e Inclusão , é crítico incluir no estudo a representatividade almejada pela companhia. Por exemplo, se um dos focos for ter mais pessoas negras ou mulheres em cargos de liderança, é preciso entrevistar pessoas com esse perfil e criar personas que as representem.
Para projetos de Recursos Humanos, a pesquisa pode ser etnográfica e/ou por meio de entrevistas individuais com talentos considerados ideais para o futuro da organização.
Design Sprint é um processo de cinco dias que ajuda a emergir a inteligência coletiva de um grupo de pessoas. Juntas, validam ideias e solucionam grandes desafios, prototipando e testando programas, produtos e serviços, antes de colocá-los no ar. É uma metodologia útil para a construção de Experiências dos Colaboradores, desde que haja de fato vontade, abertura e liberdade para repensar a jornada, ou pelo menos parte dela. O estudo de personas é utilizado como base para essas discussões.
Para avaliar programas específicos, é possível encomendar análises de EX para esmiuçar, cirurgicamente, elementos da Jornada dos Colaboradores, à luz do estudo de personas. A partir dessa análise, são feitas as mudanças necessárias.
Fazer gestão de Marca Empregadora nada mais é do que ajudar a organização a conquistar no mercado a reputação de um bom lugar para se trabalhar. Os passos são a
Pesquisa de EVP e o trabalho de Employer Branding: o casamento perfeito entre
Comunicação para Atração e
Comunicação Interna . Os dados revelados nos estudos de personas são extremamente úteis nas escolhas que fazemos nesse tipo de comunicação.
Portanto, não resta a menor dúvida de que empresas que praticam o RH Agile já estão no caminho certo para serem marcas empregadoras desejadas.
Saiba mais sobre RH Agile
aqui .
E se quiser saber mais sobre Employer Branding do jeito que deve ser,
entre em contato conosco . Podemos ajudar!
ONDE ESTAMOS
Trabalhamos de todo lugar, mas se quiser passar para um café, nosso escritório fica na:
Alameda Santos, 2224.
5º andar. Jardins - São Paulo/SP
CEP 01418-200
2024 - TalentComms - Todos os direitos reservados -
Segurança e Privacidade