Logo Talentcomms

O que falta no seu planejamento de Comunicação Interna para 2021?

October 20, 2020

 

O contexto todo mundo já sabe.


Por mais difícil que seja admitir, 2021 não começa muito diferente dos últimos 10 meses de 2020. O teaser da vacina trouxe esperança, mas a pandemia segue de vento em popa e muitos de nós continuamos em home office.


Neste cenário, aumenta o desafio da comunicação efetiva nas organizações. Por isso, compartilhamos aqui nossas dicas de
6 reflexões para planejamentos da Comunicação Interna em 2021.

 


1. Comunicação Interna é Employer Branding para o público interno

 

É a gestão da marca empregadora para quem faz a empresa acontecer. Portanto, desde o começo, garanta que o planejamento das ações de Comunicação Interna esteja 100% alinhado ao planejamento de ações de comunicação para atração. Tudo isso é Employer Branding.



2. Menos é mais


Está todo mundo com um olho no computador, outro no smartphone e com o coração em casa. A disputa pela atenção dos colaboradores nunca foi tão acirrada. Em nome da produtividade e da saúde mental, é preciso evitar a sobrecarga de mensagens. Priorize os conteúdos que têm total conexão com a narrativa estratégica e com o EVP (Employer Value Proposition) da empresa e use os canais certos e de forma mais segmentada possível.



3. Comunicação via liderança nunca foi tão importante


Líderes imediatos sempre foram responsáveis por dar contexto ao que está acontecendo na empresa. Nesta era home office eles(as) passam a ser o elo de clareza e de energia entre quem está em casa e quem tem mais contato com as informações mais estratégicas da companhia. E para que a liderança desempenhe esse papel de forma efetiva e alinhada com a empresa, ela precisa ser instrumentalizada com pautas semanais  preparadas para engajar a galera. Aqui na TalentComms conseguimos fazer isso de forma interativa, gamificada e totalmente mensurável.



4. Diversidade & Inclusão 


Diversidade e Inclusão não é mais uma obrigação moral, e sim um imperativo empresarial. Por isso, alinhe todo o planejamento de comunicação com a abordagem de sua empresa para D&I e adote a linguagem inclusiva nas comunicações de acordo com a maturidade de sua empresa para o tema.



5. Promova saúde e bem-estar


Isolamento, estresse, ansiedade, depressão. Prestar atenção na saúde dos colaboradores e colaboradoras nunca foi tão importante. A comunicação interna tem um papel extremamente relevante no monitoramento e na promoção dos programas de saúde e bem-estar em 2021.



6. Desapegue-se do sucesso e das receitas prontas do passado


Abrace as possibilidades que a tecnologia nos traz. Escolha ferramentas fáceis de interagir, de mensurar e de segmentar. A
Wingg , nossa parceira, tem um app que usa inteligência artificial para fornecer informações cada vez mais personalizadas.



E conte com a TalentComms para tudo o que você precisar.


Share by: